Sementes Batavo
e o Plantio Direto

História

A Sementes Batavo é uma marca da Frísia Cooperativa Agroindustrial. Sua história está relacionada à expansão do agronegócio no interior do Paraná e ao desenvolvimento do Plantio Direto.

1911

As primeiras famílias holandesas se estabelecem nos Campos Gerais, no Paraná, motivadas por um plano de colonização. O contrato de trabalho incluía uma casa de morada, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubos.

1925

Sete colonos se unem e criam uma das primeiras cooperativas de produção no Brasil. Três anos depois, da sociedade nasceu a marca Batavo.

1947

Com a chegada de novos imigrantes, a Batavo inicia o processo de introdução da cultura mecanizada e aprimoramento genético nas suas atividades. A Cooperativa volta seus trabalhos para a produção agropecuária, buscando atender ao seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica.

1972

Os pioneiros encontram na técnica de Plantio Direto uma solução para as dificuldades com o solo na região dos Campos Gerais. Inovação que deu resultados extremamente positivos e virou marco na história da agroindústria no Brasil.

1984

Da necessidade de ampliação na pesquisa, amparo e divulgação tecnológica agropecuária surge a Fundação ABC, com o apoio das cooperativas Batavo, Capal, Castrolanda e Cooperativa Central de Laticínios do Paraná.

2008

A Cooperativa deixa de produzir sementes em Carambeí e inaugura a nova UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) em Ponta Grossa, dentro da unidade industrial, favorecendo a logística para os cooperados na entrega da produção.

2014

Já com a consolidação do mercado externo e a crescente demanda pela marca das Sementes Batavo, a Frísia inaugura sua segunda UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), no município de Tibagi, proporcionando aumento da produção e melhoria nos processos internos.

2015

A Batavo Cooperativa Agroindustrial decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial. A história e a essência permanecem as mesmas e agora são refletidas no nome na instituição.

Curiosidades

‘Frísia’ remete a uma província ao norte da Holanda, fazendo menção às famílias de imigrantes que chegaram à região na década de 1940.

A produtividade da soja plantada pelos cooperados hoje é de cerca de 15% superior à de outros produtores do Estado do Paraná. Esse número é reflexo da utilização de tecnologia das propriedades da região e da utilização de sementes de qualidade produzidas nas duas UBS da Sementes Batavo.

O Brasil já atingiu o primeiro milhão de hectares de Plantio Direto e desde os anos 1970 até hoje a Semente Batavo permanece auxiliando o produtor do campo a alcançar melhores resultados de produtividade.

Imagens

História

Contato

Fale com a gente



Comercial Matriz – Carambeí (PR)

42 3231-9325
Av. dos Pioneiros, 2324 - Centro
Caixa postal: 84145-000
Carambeí - PR

Unidades de Beneficiamento
de Sementes - Ponta Grossa (PR)

42 3219-7095
Rodovia BR-376 Km 495, s/nº - Cará-Cará
Caixa Postal: 84046-000
Ponta Grossa - PR

Unidades de Beneficiamento
de Sementes – Tibagi (PR)

42 3275-8081
Rodovia Francisco Sady de Brito, PR-340 Km 268 – Bairro Povo
Caixa Postal: 84300-000
Tibagi - PR